terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Boas dicas do Prof. Roberto Pales para as famílias viverem bem...

Lições que os Animais dão pra gente. Cardápio, Geladeira e Cozinha Limpa.

Site: www.profrobertopales.blogspot.com

DEIXE O SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO AJUDAR VOCÊ A:

Ser mais sincero (a)


O se humano consegue esconder as emoções, exagerando-as ou disfarçando-as. Quantas vezes dizemos “não” querendo que os outros entendam “sim”? Já os animais preferem reações puras e verdadeiras. Não é?


Batalhar por seus Sonhos

Um mau resultado não significa um fracasso. Para seu animal de estimação, tudo bem não alcançar a cama no primeiro salto. Ele tenta outra vez. Só não vale perder o objetivo de vista. Os bichos nunca desistem de buscar realização. Inspire-se neles e lute pelas coisas em que você acredita.


Conviver com as diferenças

Muitas pessoas não simpatizam com os gatos porque esperam que eles sejam tão carentes e dependentes quanto nós e os cães. É preciso aprender a amar o diferente: essa pode se tornar uma ótima maneira de crescer como indivíduo e de combater o preconceito.


Conhecer-se melhor

Os animais sabem muito bem o que querem da vida. Se estão contentes, pegam um brinquedo para comemorar. Quando enfrentam algum problema ou uma situação nova, latem, chora ou arranham a porta, para tentar mudar a situação. Que tal você também começar a reconhecer seus desejos e necessidades, e ir em busca deles?


Fazer amigos

Abandone o medo de conhecer gente nova!


Dar bons exemplos

Ter um bicho de estimação é como ter um filho pequeno: ele está sempre de olho nas nossas escorregadas...Por isso os donos(assim como os pais) devem dar o exemplo.


Apreciar a simplicidade

A cada manhã, cães e gatos nos presenteiam com um bom-dia de empolgação e expectativa. A comida é a mesma, os brinquedos também. Mas não importa: eles sabem valorizar as pequenas coisas da vida. E agem como se elas acontecessem sempre pela a primeira vez. Sábios, não é!


Trocar carícias

Cães e gatos fazem aflorar nossa necessidade de oferecer e receber carinho. Ficamos mais doces e receptivas com amigos, familiares e até com aquele atendente mal-humorado do banco, prefeitura, etc.


Buscar um ombro solidário

Quando estamos tristes, o cão lambe nossas lágrimas. Dá uma sensação de que ele nos compreende, mesmo sem ter idéia do que gerou nossa decepção. Nos momentos felizes, ele abana o rabo. Existe amizade mais sincera?


Bem-Estar

Curtir o tempo presente

Algumas lembranças podem nos prender a situações do passado que gostaríamos de esquecer. Já os bichos não precisam se recordar de nada. Eles vivem inteiramente no momento presente. Espertos, não é?


Cuidar do corpo

Gatos e cachorros de todas as idades praticam alongamentos diários. Eles precisam do corpo funcionando. Nós, conforme crescemos vamos usando mais o cérebro e menos o físico. A força e a velocidade desaparecem com a velhice, mas a flexibilidade deve durar para sempre.


Tirar uma soneca

Nada como passar boa parte da vida dormindo... Os peludos conhecem a importância de recarregar as baterias. Por isso, toda vez que se sentem cansados, entregam-se a um cochilo. Experimente!


Seduzir

Os gatos precisam ser conquistados. Se tentamos forçá-los afazer algo, eles fogem. O exercício diário de tentar cativar um bicho nos deixa mais dóceis e sedutores.


Dosar suas reações

Um cachorro late para chamar a atenção, rosna para impor limites e só morde quando isso se torna realmente necessário.


Comer quando bate a fome

Sem exagero fica fácil controlar o peso.


Agir com segurança

Para cães e gatos, o tamanho não importa. Eles não percebem se são grandes ou pequenos, nem sabem o que isso significa ao se envolver numa briga.


Praticar o desapego

No momento em que o carinho é interrompido, os animais costumam se afastar e procurar outro par de mãos disponível. Eles aceitam que tudo tem começo, meio e fim.

Prof. Roberto Pales declara seu amor aos animais.


CARDÁPIO

COMO GUARDAR E CONSERVAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Baba do quiabo

Para eliminar, lave-os inteiros, segue-os e coloque-os numa tigela com um pouco de suco de limão por 15 minutos. Enxágüe, pique como preferir e cozinhe.


Alface fresquinha

Lave as folhas e enxugue. Ponha numa vasilha fechada e guarde na geladeira. Coloque o sal na verdura só um pouco antes da refeição: o tempero faz as folhas murcharem.


Caqui amadurecer depressa

Pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava cabo e embrulhe a fruta com jornal.


Couve-flor - Manter branca

Adicione um pouco de leite à água do cozimento.


Tomate sem estragar

Coloque-o numa vasilha com farinha de trigo. Você pode mantê-lo tanto dentro quanto fora da geladeira.


Conservar as frutas

Embrulhe uma a uma com papel-alumínio e, depois, guarde-as na geladeira.


Abacate cortado não escurecer

É simples: basta passar na fruta uma camada bem fina de manteiga.


DICAS PARA CONZINHAR SEM COMPLICAÇÃO

Feijão

Para que o feijão cozinhe em menos tempo, dê uma primeira fervura por cinco minutos. Depois escorra e leve para cozinhar em nova água. Outra dica é colocá-lo de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Para a casca não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.


Carnes

Para que o assado fique dourado, pincele molho de soja antes de levá-lo ao forno. Para que os bifes fiquem mais macios, tempere-os com vinagre e um pouco de óleo. Ao preparar bifes à milanesa, passe-os na farinha de trigo, depois em clara batida e, por fim, na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.


Frango

Para o frango ficar pronto mais rápido, adicione ½ copo (100 ml) de cerveja ao cozinhar. Para que o frango à milanesa ganhe mais sabor, acrescente um pouco de queijo ralado à farinha de rosca. Antes de temperar o frango, escalde-o com água fervendo e suco de limão> A carne ficará menos gordurosa.


Arroz Já Cozido – Esquentar.

Para esquentar o arroz já cozido e deixá-lo bem soltinho, basta levá-lo ao fogo em uma panela com três dedos de água>Deixe a água ferver durante alguns minutos e sirva o arroz logo em seguida. Para tirar o cheiro do arroz queimado, coloque algumas fatias de pão de fôrma pó cima e tampe a panela por alguns minutos.


Molhos

Para engrossar molhos em geral, acrescente 1 col.(sopa) de farinha de trigo dissolvida em água fria. Se o molho ficar salgado demais, adicione uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco. O pão absorve o excesso de sal. Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão: você terá um ótimo molho para salada. Se você fizer um molho à base de farinha e ele encaroçar, passe-o pela peneira e leve-o ao fogo novamente.


Polenta Macia.

O segredo é prepará-la com água fria e ir mexendo aos poucos, com colher de pau, até que a mistura engrossa.

Molho de Tomate Rápido

Refogue 1 lata de molho pronto com 1 fio de azeite e 2 dentes de alho picados. Junte 1 xix.(chá) de suco de laranja e cozinha por dez minutos.


COZINHA LIMPA E CHEIROSA

ELIMINE ODOR RUIM DOS UTENSILIOS E ELETRODOMÉSTICOS COM OS TRUQUES INFALÍVEIS QUE O PROF. ROBERTO PALES VAI TE ENSINAR:

Frituras, temperos, alimentos mal guardados na geladeira... Se você fica tensa só em pensar no cheiro que tudo isso deixa na cozinha, relaxe. Existem soluções muito simples, capazes de mandar para bem longe qualquer odor desagradável.


QUE COZINHA CHEIROSA! FAÇA ASSIM...

FRITURAS – NÃO DEIXE ESPALHAR PELA A CASA:
No momento da fritura para evitar o mau cheiro deve-se colocar um copo de vinagre em cima da geladeira. Todo o odor será absorvido.


PIA SEM MAU CHEIRO:

Solte a rosca que fica dentro do armário, retire a sujeira e lave-o com sabão. Depois, misture 1 litro de água quente, 1 xic.(café) de sal e 1 xic. (café) de bicarbonato, e jogue tudo no ralo.


LIXEIRA SEM MAU CHEIRO:

Nunca deixa o lixo pernoitar na cozinha. Depois de lavar a lixeira com água e sabão, seque-a bem e borrife um pouco de desinfetante no interior do objeto. Isso evita a aparecimento de mofo.


VASILHAS DE PLÁSTICO SEM MAU CHEIRO:

Para tirar o cheiro forte dos potes, deixe-os imersos por algumas horas em um pouco de água com bicarbonato ou numa solução de 1 xic.(café) de cloro para 5 litros de água> Depois, lave com uma espoja e sabão.


GELADEIRA – SEM MAU CHEIRO:

Não guarde alimentos destampados, principalmente legumes e verduras que exalam cheiro forte. As hortaliças devem ser conservadas em sacos plásticos fechados. Um copo de vidro com pequeno pedaço de carvão, colocado no fundo de uma das prateleiras, é também um ótimo truque.


MÂOS BEM PERFUMADAS:

Livre dos odores indesejados dos alimentos: PEIXE: Lave as mãos com vinagre ou água e sal. Em seguida, esfregue um punhado de pó de café (pode ser usado, do coador).

CEBOLA: Esfregue as mãos na salsinha cortada ou num pouco de pasta de dente. Enxágüe com água fria. ALHO: Passe sal grosso nas mãos. Depois, lave-as com água e sabão. Ou esfregue as mãos com açúcar e lave em água corrente.


ELETRODOMÉSTICOS SEM MAU CHEIRO:

Micro-ondas. Aqueça o forno em potência alta por três minutos com um copo d’ água e rodelas de limão.

Prof. Roberto Pales recomenda estas dicas para uma família feliz...

Site: www.profrobertopales.blogspot.com

E-Mail: profrobertopales@hotmail.com

Um comentário: